A minha foto
Somos quatro alunas do Colégio de São Miguel - Fátima e estamos a desenvolver um projecto sobre Gastronomia Molecular, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, 12º Ano. Assim, "O que é que um físico, um químico e um cozinheiro têm em comum?" será o ingrediente principal desta cozinha no laboratório.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

"A Cozinha é um Laboratório"

      “A cozinha é um laboratório” é um livro da autoria de Paulina Mata e Margarida Guerreiro. O objectivo do livro  “foi partilhar conhecimento que consideramos fascinante, mostrar que a ciência e o conhecimento científico nos permitem compreender melhor, e até ver com outros olhos, o que acontece no nosso quotidiano”, como dizem as autoras.
     Este livro mostra às pessoas que cozinham ou que gostam de cozinhar que a maior parte das directivas culinárias que têm recebido ao longo da vida têm uma razão – mas que também as há que não têm razão alguma. Daí que seja importante questioná-las e tentar compreende-las.
     Utilizando uma linguagem simples, as autoras, ao longo do livro explicam o que parece difícil: os átomos, as proteínas, os hidratos de carbono, os óleos e gorduras, a água e o calor (elemento fundamental). Depois e pesquisando no índice de abertura, devemos ir à procura daquilo que nos desperta mais curiosidade. Sim, porque este não é um livro para ler como um romance. Deve-se ir saltando de página em página e procurar as respostas daquilo que mais nos atrai.
     Lá estão as respostas sobre pipocas, sobre o pão, sobre as cebolas, os ovos, a maionese, as pataniscas, as gelatinas, a espuma de chocolate e tantos outros produtos ou receitas para descobrir.
Este livro surge então, da experiência, e investigação, fascinante que decorre no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva e integrado desde 2001 na actividade “A Cozinha é um Laboratório”.
     Parabéns às autoras pelo trabalho feito!
    

Sem comentários:

Enviar um comentário