A minha foto
Somos quatro alunas do Colégio de São Miguel - Fátima e estamos a desenvolver um projecto sobre Gastronomia Molecular, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, 12º Ano. Assim, "O que é que um físico, um químico e um cozinheiro têm em comum?" será o ingrediente principal desta cozinha no laboratório.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

"Traga-me a conta sff" #3

Neste presente dia, eis que foi realizada mais uma saída de campo. Desta vez, a intenção era assistirmos a uma demonstração de Gastronomia Molecular liderada pelo chefe Yannick Génard e pela chefe Lisa Silva, de Hotelaria de Fátima. Equipadas com as nossas batas e toucas rumamos até à cozinha da escola. Desde logo nos deparámos com facto da demonstração ser direccionada somente ao nosso grupo.
Iniciámos a experiência e tal não foi o nosso espanto quando foi solicitada a nossa participação na demonstração, a qual tinha como base alguns conceitos previamente estudados, como é o caso de esferificação e gelificação.
O primeiro menu era a preparação de caviar de morango e de laranja, no qual aplicávamos o conceito de esferificação. Ao colocarmos uma solução de morango num recipiente com líquido observamos a esferificação imediata desta. Seguidamente foi efectuado um puré de morango que rapidamente consolidou. Foi também realizada uma espuma de limão e ainda azeite sólido, uma espécie de manteiga para barrar no pão. A todas as experiências eram comuns produtos como Ágar, Glice, Lecite, Algin, entre outros, que rapidamente desencadeavam reacções químicas de esferificação e gelificação.
Depois de concluída a demonstração, as nossas papilas gustativas fraquejavam perante tais apelativos menus. Foi-nos então dito que era “hora de provar” e nem hesitamos um pouco. Saboreamos e concluímos de imediato que os vários sabores eram agradáveis, sendo alguns semelhantes a alimentos consumidos no nosso dia-a-dia.


Zinco



Sem comentários:

Enviar um comentário