A minha foto
Somos quatro alunas do Colégio de São Miguel - Fátima e estamos a desenvolver um projecto sobre Gastronomia Molecular, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, 12º Ano. Assim, "O que é que um físico, um químico e um cozinheiro têm em comum?" será o ingrediente principal desta cozinha no laboratório.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cozinha Molecular vs Gastronomia Molecular

    Ao falarmos em Gastronomia Molecular aparece-lhe muitas vezes associado um outro conceito, Cozinha Molecular, por isso sentimos necessidade de esclarecer estes dois conceitos.
     A gastronomia molecular dedica-se à pesquisa e investigação tanto química como física, de modo a compreendermos o que ocorre com os alimentos quando os cozinhamos. A gastronomia molecular tenta também criar novas técnicas de modo a aperfeiçoar as receitas assim como equipamentos que facilitem a realização das mesmas.
    Por outro lado, a 
cozinha molecular, apenas usa os conhecimentos adquiridos e os equipamentos obtidos pela gastronomia molecular nos seus pratos, fazendo assim com que milhares de pessoas por este mundo se rendam aos encantos da cozinha molecular, tanto pelo seu belíssimo aspecto, como pelo seu maravilhoso sabor.

1 comentário:

  1. olaaaaa! :)
    Somos 3 alunas do 12º do Colégio de S.Gonçalo- Amarante e gostariamos de obter orientação para o nosso Projecto Tecnologico sobre gastronomia molecular.
    beijinhos =D

    ResponderEliminar