«Segundo disse hoje à Lusa fonte ligada à iniciativa, pipocas líquidas, esparguete de groselha, caviar de legumes e gelado de arrefecimento instantâneo - graças a azoto líquido - são algumas das iguarias que os participantes do workshop vão poder confeccionar depois de instruídos nos segredos da química e da física aplicadas à culinária.
Mário Ferreira, coordenador do Laboratorium do Visionarium, referiu que o objectivo da iniciativa é familiarizar o público com "uma ciência muito recente que nasceu com o químico francês Hervé This e que ajuda a melhorar e a inovar os processos de produção alimentar".
"Não se trata de criar novos «chefs»", explica Mário Ferreira, "mas sim de mudar a forma como cada pessoa pode confeccionar os alimentos na sua própria casa".
O gelado de azoto é a receita que, segundo o responsável melhor exemplifica as vantagens da Gastronomia Molecular.
"É um gás que está a uma temperatura de 196 graus negativos, muito mais baixa do que a dos congeladores que temos em casa, e por isso o congelamento é imediato. O resultado é que o gelado fica muito mais cremoso porque não tem tempo para criar cristais de gelo, como aconteceria na sua preparação normal", disse.»
in Diário de Notícias, 18 de Setembro de 2009
Sem comentários:
Enviar um comentário