A minha foto
Somos quatro alunas do Colégio de São Miguel - Fátima e estamos a desenvolver um projecto sobre Gastronomia Molecular, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, 12º Ano. Assim, "O que é que um físico, um químico e um cozinheiro têm em comum?" será o ingrediente principal desta cozinha no laboratório.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

"Traga-me a conta sff" #4

          O tempo voa, e mais duas semanas passaram. Duas semanas repletas de trabalho e animação.         
        Durante estas duas semanas de aulas de Área de Projecto, o grupo concretizou dois dos objectivos a que se tinha proposto inicialmente, como forma de divulgar o projecto, são eles a publicação de um artigo no Jornal do Colégio – “Espiral” e a realização de um diapositivo para ser exposto nos ecrãs LCD que se encontram em vários locais do Colégio.
      Realizámos, mais uma vez,  pesquisas sobre a Gastronomia Molecular a fim de aprofundar os conhecimentos sobre este tema, uma vez o grupo sente necessidade de aprofundar as técnicas e os conhecimentos inerentes à cozinha e à gastronomia molecular.
      Após tomarmos conhecimento da realização de um Workshop sobre Gastronomia Molecular, no Visionarium, no dia 29 de Janeiro de 2011, decidimos inscrevermo-nos, já que consideramos ser uma excelente oportunidade para aprender mais sobre a gastronomia e a cozinha molecular e para aplicar as técnicas que temos vindo a estudar. Esperamos que este dia chegue rapidamente!
      Entrámos em contacto, através de e-mail, com a professora Paulina Mata, Engenheira Química, na Faculdade de Ciências e Tecnologias na Universidade Nova de Lisboa. A professora Paulina Mata é então uma investigadora da Gastronomia Molecular, tendo já escrito um livro, intitulado “A Cozinha é um Laboratório”.       
        Respondemos ao e-mail que a professora Paulina nos enviou, aguardando, com muita ansiedade, uma resposta da sua parte.
         Deste modo me despeço, deixando umas pequenas curiosidades que neste momento se encontram nos LCD’S:
  •          Um ovo demora 10 minutos a cozer;
  •          A gelatina não solidifica se juntarmos kiwi fresco;
  •         Basta um pouco de gema para que as claras não fiquem em castelo.


A viagem continua…! Até à próxima paragem.

Titânio

Sem comentários:

Enviar um comentário