A minha foto
Somos quatro alunas do Colégio de São Miguel - Fátima e estamos a desenvolver um projecto sobre Gastronomia Molecular, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, 12º Ano. Assim, "O que é que um físico, um químico e um cozinheiro têm em comum?" será o ingrediente principal desta cozinha no laboratório.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

"Traga-me a conta sff" #5

    Visto que nos encontramos numa época Natalícia, creio que uma pequenina revolução na cozinha lá de casa não terá qualquer consequência grave, bem pelo contrário. E que tal fazer da Esferificação o prato principal da ceia de Natal?
    Trata-se de um conceito muito simples: a gelificacão controlada de um líquido, misturado com alginato (hidrato de carbono de origem vegetal – algas castanhas) submergido numa outra solução liquída específica, à base de cloreto de cálcio. Tal como o próprio nome indica, o resultado final são esferas! Aos olhos dos mais distraídos, é estilo caviar :)
     Qual o segredo? O alginato em contacto com o cálcio vai formar uma película gelatinosa na periferia da pequena bolha, mantendo as esferas estáveis e retendo o seu interior no estado líquido. Basta pegar no sabor a utilizar (sumo de frutas entre outros), juntar-lhe alginato, e com uma pipeta deitar numa solução de cloreto de cálcio, obtendo deste modo as tais esferas.
    Sem dúvida alguma, esta é uma técnica culinária de deixar qualquer um de olhos em bico. Do que está à espera? Não tem de ser ao prato principal. À sobremesa parece-lhe bem? A mim parece :)

    O Crómio e os seus companheiros de tabela periódica desejam-lhe um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! 


   P.S.: Se quer um exemplo prático, visualize o vídeo que se encontra no post intitulado "2ª Saída de Campo"

Sem comentários:

Enviar um comentário