" Preto, branco, de leite, recheado em pó, granulado, líquido, em tablete ou bombons…
São várias as formas e sabores que o chocolate pode assumir.
A história desta iguaria surgiu por volta de 1500 a.C. na América Central, nomeadamente no Sul do México, Belize, Guatemala e Honduras. Acredita-se que foram os Maias os primeiros a começar a cultivar e a consumir o cacau. Passados 510 anos, o chocolate continua a despertar paixões e a deixar-nos água na boca. Contudo, para que tal aconteça este alimento tem que passar por um longo produto de produção.
Mas comecemos pelo início. Afinal, de onde vem o chocolate? Esta iguaria é composta essencialmente por cacau, o qual provém do cacaueiro. Assim sendo, o processo de fabrico de chocolate inicia-se com a colheita desta planta. Cada fruto possui 50 ou mais sementes (favas de cacau) que devem ser tratadas imediatamente após a sua colheita, para evitar o apodrecimento, e, então, o chocolate é produzido. Para tal, este alimento é submetido a um processo de transformação das sementes, que, finalmente, irá torná-las no chocolate que todos conhecemos.
Aqui entra em acção a arte do fabricante e do pasteleiro ou chocolatier que afina, cheira e prova, vezes sem conta, até estar na ponta, cada tipo de chocolate e as suas várias combinações.
Os chocolates suíços e belgas são apontados como os melhores, mas por cá também há uma tradição na produção de chocolates, com algumas fábricas em várias zonas do país, a que se juntam as confeitarias com pequenas unidades a produzir bombons."
in Fórum Estudante
Sem comentários:
Enviar um comentário