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Somos quatro alunas do Colégio de São Miguel - Fátima e estamos a desenvolver um projecto sobre Gastronomia Molecular, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, 12º Ano. Assim, "O que é que um físico, um químico e um cozinheiro têm em comum?" será o ingrediente principal desta cozinha no laboratório.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

"Traga-me a conta sff" #11

     As duas ultimas semanas do 2º Período, foram intensamente vividas pelas quatro moléculas. Foram vários os sentimentos vividos pelo grupo, como descoberta, entusiasmo, nervosismo e até de satisfação.
     No dia 6 de Abril, as Chefes Saraiva, Ferreira, Rodrigues e Silva, deslocaram-se até à Escola de Hotelaria de Fátima a fim de assistir a uma demonstração de Cozinha Molecular, protagonizada por um conceituado Chefe vindo do Norte. Esta saída de campo levou a que o grupo adquirisse novos conhecimentos na prática de cozinha, que se revelaram bastante úteis uns dias mais tarde. Neste encontro foram realizadas várias técnicas, entre as quais a esferificação básica e esferificaçao inversa.
     A demonstração foi bastante importante uma vez que o grupo tirou todas as suas dúvidas em relação ao modo de confecção dos pratos, e aprendeu a lidar melhor com as substâncias utilizadas, como o alginato ou o cloreto de cálcio. Com os conhecimentos adquiridos bem consolidados, estávamos prontas para a realização de uma pequena demonstração, aos alunos do 7º ano, realizada por nós próprias.
     Inicialmente foi realizada uma selecção de alunos com a resposta dada a uma pergunta por nós realizada: “O que é que um cozinheiro e um cientista têm em comum?”. As respostas variaram bastante entre si, havendo algumas que nos surpreenderam positivamente. Foram escolhidos 6 alunos de cada uma das 5 turmas e no dia seguinte todos nós estávamos preparados para colocar em prática o trabalho que levámos durante meses.
     A demonstração consistiu na execução de caviar de frutas (Laranja, Kiwi  e Morango) e de um Shot de pipocas, de modo a que os alunos testemunhassem o conflito sensorial. Os nossos pequenos pratos correram como esperado e os alunos mostraram-se verdadeiramente surpreendidos e curiosos, levantando inúmeras interrogações em relação a todos os procedimentos e substancias utilizadas. Para que eles pudessem participar na demonstração, foi-lhes solicitada várias vezes ajuda, levando a que eles tivessem uma participação activa no trabalho.
     Este foi um dos momentos que dificilmente esqueceremos, e que estará para sempre nas nossas memórias, não só pelas emoções que presenciamos, como também pelos laços que estabelecemos com os nossos pequenos Chefes de Cozinha.



     Até à vista,
     Níquel

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