A minha foto
Somos quatro alunas do Colégio de São Miguel - Fátima e estamos a desenvolver um projecto sobre Gastronomia Molecular, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, 12º Ano. Assim, "O que é que um físico, um químico e um cozinheiro têm em comum?" será o ingrediente principal desta cozinha no laboratório.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Da teoria à prática

     Foi na passada sexta-feira, dia 25 de Março que fizémos da cozinha um laboratório.
     Chefe Ferreira, Chefe Saraiva, Chefe Rodrigues e Chefe Silva, colocaram mãos à obra, de forma a pôr em práctica algumas das técnicas aprendidas ao longo do ano.
     Os ingredientes utilizados foram a goma xantana, o ágar-ágar, o alginato de sódio, o cloreto de cálcio, sumo de laranja, sumo de maçã e kiwi, laranjas, maçãs e pêras. Todos estes  ingredientes permitiram a realização de técnicas como a esferificação e manipulação de densidades. Os reagentes químicos utilizados foram-nos dados pela Prof. Paulina Mata, na nossa saída de campo à Universidade Nova de Lisboa.
     Ao realizarmos esta sessão de "química no laboratório" tínhamos o intuito de escolher e preparar as técnicas que iremos apresentar na semana cultural.
     Missão cumprida com sucesso! Esperamos agora a chegada dessa semana. 


2 comentários:

  1. parabens plo vosso trabalho, esta mto bom!! tambem assisti às vossas duas palestras no colegio e gostei msm. acho q o grupo teve uma originalidade mto grande por se lembrar d tratar este tema, q desconhecia totalmente. =)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo teu comentário "ppica". É sempre bom quando o nosso trabalho é reconhecido. Desejamos-te a maior sorte no teu ano escolar. Uma vez mais, um grande Obrigado!

    ResponderEliminar