A minha foto
Somos quatro alunas do Colégio de São Miguel - Fátima e estamos a desenvolver um projecto sobre Gastronomia Molecular, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, 12º Ano. Assim, "O que é que um físico, um químico e um cozinheiro têm em comum?" será o ingrediente principal desta cozinha no laboratório.

sábado, 7 de maio de 2011

"Traga-me a conta sff" #12

     Estamos finalmente no 3º Período, e com ele chega o fim do nosso projecto. Durante estas duas últimas semanas dedicámos à palestra dirigida pela Professora Paulina Mata e à apresentação final do projecto.
     A palestra, decorreu no dia 3 de Maio, às 15h50, e foi dirigida aos alunos do 10º e 12º anos do curso de Ciências e Tecnologias. A Professora Paulina Mata iniciou a sessão com uma explicação teórica e uma breve contextualização histórica. Relatou, ainda vários factos do nosso dia-a-dia que se relacionam bastante com a gastronomia e a cozinha molecular, e para além disso com a química na cozinha.
     Depois disso a Professora Paulina realizou uma pequena demonstração da aplicação das técnicas de gastronomia molecular, fazendo umas bolinhas de alginato e manteiga. Todos os alunos presentes na sala tiveram a oportunidade de provar, e esperamos que tenham gostado!
     No dia 6 de Maio, foi então a nossa apresentação final, foi o culminar de cerca de oito meses de trabalho, no qual nos dedicámos inteiramente a este tema, o que nos deu muito gozo, já que para além de aprendermos bastantes coisas, divertimo-nos imenso, o que foi fundamental, já que não fazia sentido trabalhar num tema com que não nos identificássemos. Por tudo isto, fazemos um balanço muito positivo.
   
     Esperamos que todos os que assistiram à nossa apresentação tenham gostado.
    
     Moléculas. Com agradece a todos aqueles que nos acompanharam ao longo do ano.

Titânio