A minha foto
Somos quatro alunas do Colégio de São Miguel - Fátima e estamos a desenvolver um projecto sobre Gastronomia Molecular, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, 12º Ano. Assim, "O que é que um físico, um químico e um cozinheiro têm em comum?" será o ingrediente principal desta cozinha no laboratório.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

"O almoço está na mesa" #8


"Traga-me a conta sff" #8

       Após duas semanas de trabalho, Moléculas.com realizou mais uma saída de campo, desta vez, no dia 18 de Fevereiro o grupo descolou-se à Faculdade de Ciências e Tecnologias, na Universidade Nova de Lisboa, localizada no Monte da Caparica, onde havíamos marcado uma entrevista com a professora Paulina Mata.
      A entrevista com a professora foi muito positiva e constituiu um ponto muito importante no nosso trabalho, já que desde o início do projecto tínhamos estabelecido como um dos objectivos encontrar-nos com ela. Assim a conversa com a professora Paulina foi bastante útil e ajudou-nos a clarificar e esclarecer algumas dúvidas que ainda tínhamos e a entender ainda mais o que é a Gastronomia e a Cozinha Molecular.
     Agradecemos a amabilidade e a gentileza da professora Paulina Mata, que com as suas indicações tão precisas, ajudou-nos a chegar à FCT sem dificuldade. Durante toda a entrevista imperou a simpatia e a boa-disposição o que fez com que nos sentíssemos muito à vontade com a professora. Tivémos ainda tempo para fazermos uma visita a alguns laboratórios de química da faculdade, com a professora.
      Esta saída de campo foi precedida de uma aula de área de projecto em que preparámos cuidadosamente toda a entrevista e ainda planeámos e delineámos tudo o que vamos fazer nas aulas seguintes.
    O grupo faz um balanço muito positivo destas duas semanas, já que temos muito mais ideias para a concretização e desenvolvimento de um projecto, isto é, de um dos objectivos iniciais.
      Avizinha-se diversão e muito trabalho nos próximos tempos. 

     Aguardem novas reacções moleculares,

     Titânio



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Arrefecimento Instântaneo


O arrefecimento instantâneo, com a utilização do azoto líquido, está na base da preparação de deliciosos e cremosos gelados, em apenas cinco minutos.

O azoto é o principal constituinte da nossa atmosfera (78%), no entanto este não é utilizado na Cozinha Molecular no estado em que se encontra naturalmente. Através de um processo de compressão obtém-se o azoto na forma líquida e para que este se mantenha nesta forma é necessário armazená-lo a -196ºC em contentores especiais. O manuseamento do azoto líquido requer alguns cuidados especiais tais como a utilização de óculos e luvas.
Através da uso do azoto líquido, é possível provocar uma acentuada descida da temperatura, pelo que gelar um preparado com este produto é tarefa muito rápida. Esta repentina descida da temperatura favorece a formação de “microcristais” de gelo que proporcionam uma textura muito cremosa. Os gelados produzidos com o azoto líquido são também mais perfumados que os convencionais e os aromas são mais intensos, pois as partículas aromáticas têm uma maior facilidade de se difundirem.
Este processo é envolto em fumos, um verdadeiro espectáculo químico cujos resultados são de crescer água na boca.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

"Traga-me a conta sff" #7

Depois de uma saída de campo verdadeiramente inesquecível, nada melhor que recordar os bons momentos passados no Visiunarium. O Workshop em Gastronomia Molecular trouxe um novo espírito ao grupo, deu-nos ainda mais força e motivação em ir mais além. As Chefes estão mais empenhadas que nunca e prontas a realizar novas receitas e descobrir novos sabores que deixem qualquer um de água na boca.
Dado que no próximo dia 18 de Fevereiro, o grupo irá à Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologias, o entusiasmo foi o ingrediente principal destas duas semanas que passaram. As quatro Chefes têm andado realmente ocupadas com tudo o que está adjacente à entrevista com a Dr.ª. Paulina Mata, Engenheira Química do Departamento de Química da Faculdade que iremos visitar. Está tudo preparado, desde caminhos a percorrer para ir ao encontro da Dr.ª. Paulina, a bilhetes e horários de autocarros.
Uma das grandes provas em como a ida ao Visionarium, localizado em Santa Maria da Feira, foi importante, é que foram feitos novos contacto com outros grupos de Área de Projecto que abordam o mesmo tema que nós. Deste modo, a visita a Lisboa será realizada com um outro membro de um grupo de Sintra. Esperamos que nos possamos ajudar mutuamente de modo a obter uma entrevista completa e bastante interessante.
Durante estas duas semanas foi mais uma vez realizado o diapositivo que irá circular nos LCD’s da Escola, que este mês trata do restaurante em Barcelona, Espanha, de nome El Bulli, um espaço que pratica a Gastronomia Molecular na sua verdadeira essência uma vez que não se dedica apenas à realização de pratos, como também à investigação e aperfeiçoamento de novos sabores.

Nunca fazemos o suficiente, mas é certo que tentaremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que possamos, no final desta longa viagem dizer foi uma das experiencias mais memoráveis e marcantes deste ano lectivo.
Um até breve,


Níquel


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Workshop de Gastronomia Molecular

     Tal como tínhamos dito, no passado dia 29 de Janeiro, realizámos um workshop de Gastronomia Molecular, no Visionarium, que tinha como principal objectivo a transmissão de práticas inovadoras na área da Gastronomia Molecular.
     Moléculas.com partiu de Fátima ás 7h30 rumo a Sta. Maria da Feira.
     O workshop teve início ás 10h e começou com uma breve apresentação teórica, contextualizando a Bioquímica Alimentar na produção e confecção de alimentos, seguindo-se de uma abordagem histórica sobre a Gastronomia Molecular. À medida que nos era apresentada a teoria, fomos pondo em práctica as diversas técnicas que aprendemos.
     Metemos mãos à obra e aventurámo-nos  no laboratório. Desde esparguete de ervilha, gelado de frutos silvestres, passando por um delicioso shot de pipocas, várias foram as técnicas utilizadas, tais como esferificação, emulsões, gelificações e arrefecimento instantâneo. 
     As bases gastronómicas que fizeram parte deste Laboratório de Culinária foram o Agar, Alginato e Azoto Líquido.
     O resultado final foi um prato bastante colorido, em que os principais ingredientes foram a boa disposição, a aventura e a diversão.
     Recomendamos este workshop a todos aqueles que ficaram curiosos. Se quiserem participar podem fazê-lo no dia 26 de Março de 2011.