A minha foto
Somos quatro alunas do Colégio de São Miguel - Fátima e estamos a desenvolver um projecto sobre Gastronomia Molecular, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, 12º Ano. Assim, "O que é que um físico, um químico e um cozinheiro têm em comum?" será o ingrediente principal desta cozinha no laboratório.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

"O almoço está na mesa" #1

"Traga-me a conta sff" #1

Hoje demos o primeiro passo na realização do nosso projecto. Dirigimo-nos à Escola de Hotelaria de Fátima a fim de nos encontrarmos com a Professora Elisabete Marques, coordenadora de curso neste estabelecimento. Ficámos, sem dúvida alguma, deliciadas com a simpatia demonstrada por esta desde logo pronta a ajudar-nos em tudo o que lhe fosse possível. Após um breve esclarecer de ideias e de uma pequena visita a alguns locais chave  conhecemos o chefe Yannick Génard. E qual não foi o nosso espanto ao saber que este aplica técnicas de cozinha molecular? E mais ainda! Este amável chefe de cozinha disponibilizou-se a realizar uma demonstração de Gastronomia/Cozinha Molecular no próximo dia 12 de Novembro, na qual nós poderemos participar!!! É isso mesmo! Nós, as quatro, vamos assistir e talvez provar, finalmente, aquilo que tanto vimos na Internet e afins, isto é, a essência do nosso trabalho. Assim, dentro em breve deixaremos aqui as marcas e quem sabe não ficarão com água na boca vocês também ;).

Uma vez mais, um grande obrigado à Professora Elisabete e ao chefe Yannick Génard. E por fim, um brinde a todos os sorrisos e momentos de êxtase por nós hoje vividos. Prometemos regressar ao "estado fundamental" dentro em breve :)

Crómio

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Gastronomia Molecular, o que é "isso"?

           A Gastronomia Molecular é nada mais, nada menos do que um ramo científico que procura substituir os velhinhos segredos e técnicas de cozinha, transmitidos de geração em geração, por conhecimento científico sobre os alimentos. E ao pormos as receitas da nossa avó debaixo do microscópio, muitas cairão por Terra.
Para quem pensa que já conhece todos os segredos da cozinha e para quem fazer bacalhau com natas é mais fácil do que estrelar um ovo, engane-se ao pensar que nada mais tem para saber. Já imaginou comer um gelado que solidifica quando está quente e derrete quando arrefece? E que tal um esparguete cor-de-rosa? E não, não é ficção científica.
Num futuro não muito distante, as técnicas tradicionais que utilizamos podem ter os dias contados desde que cientistas com jeito para a cozinha decidiram começar a fazer cozinha no laboratório. E, quando se domina a técnica, a imaginação é o limite.
Esqueça, então, a primeira coisa que aprende nas aulas de química: não se prova nem se cheira tudo aquilo que se encontra nos tubos e frascos do laboratório pois neste caso, está tudo ao contrário. E é mesmo caso para dizer: “Moléculas me mordam”!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Quem somos?

Titânio: Muito resistente a todas as "tempestades" que a assolam. Não desiste à primeira. Sempre pronta a embarcar.

Crómio: Apresenta um brilho característico que a guia durante a sua vida. Sorriso de orelha a orelha e mãos à obra.

Níquel: Extremamente rica em amizade. Irradia toda a felicidade que se encontra no seu interior. Decidida e sem medos.

Zinco: Extremamente rara. Não é fácil de encontrar dada a sua elevada preciosidade. No entanto, quando "descoberta" dá sempre o melhor de si.

Quatro Elementos, Quatro pessoas, Quatro Amigas. Juntas, daremos as mãos e chegaremos mais além. Juntas, constituiremos a maior tabela. Juntas,formaremos o maior grupo no desenrolar deste período. Juntas, ultrapassaremos todas as forças de repulsão. Juntas, abraçaremos todas as forças de atracção. E só assim conseguiremos fazer desta experiência, desta aventura, uma memória inesquecível.